Início

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Rótulos da sociedade

A sociedade impõe as coisas para nós, as vezes sentimos que temos que viver acompanhando um padrão pré-estabelecido ou então somos errados é como se vivêssemos sob regras, mas, na verdade quem formula essas regras?
Por que eu falo isso? Será que são apenas as pessoas rebeldes que pensam assim? Não!
AH, quantas vezes já me peguei sendo prejudicada pelas regras que a sociedade impõe. Quer um exemplo? Pois bem, vou contar alguns dos mais recentes. Perdi uma oportunidade de emprego porque o entrevistador achou que eu queria ser mãe e não estava a fim de contratar uma pessoa para sair logo em seguida. aí você me pergunta mais você disse alguma coisa que o fez entender isso? Não! ele supos que por eu estar casada já a 4 anos eu queria ser mãe. Como assim??? REGRAS DA SOCIEDADE casou, vai engravidar...
As pessoas esquecem que hoje em dia as mulheres que não são casadas também namoram, tem filhos antes do casamento. 
Outro exemplo que acontece sempre, a pessoa olha pra mim e pergunta: -"Quantos anos você tem?" eu respondo, a pessoa manda um ar de espanto e diz: -" nossa, você é tão novinha e já casou? tem filhos?" Aí eu sorrio e digo que não, aí vem a outra pegunta mais frequente: -"porque você casou tão nova?" GENTE, o casamento só depende do amor, eu encontrei alguém que quero passar o resto da minha vida, ainda bem que foi cedo (casei com 17 anos) pois conheci uma das pessoas mais importantes da minha vida e sou muitíssimo feliz, será que é difícil compreender que não se casa cedo apenas porque engravidou, que na verdade cedo ou tarde o casamento deve ter como regra  apenas o amor?
Eu não sou uma pessoa rebelde criticando as regras boas da sociedade: respeite o próximo, trabalhe dignamente, não jogue lixo no chão... etc. Eu sou contra os rótulos que nos impõe como exemplo cito os seguintes:
  • se é gordinha é porque come demais;
  • se é magrinha come de menos;
  • se tem o cabelo de cor diferente, é rebelde;
  • se casa nova é poque está gravida;
  • se casa mais velha é porque estava encalhada;
  • se é demitido é porque fez alguma coisa errada;
  • se veste bem é boa pessoa;
  • se veste "mal" é má pessoa;
  • se pensa de forma diferente da maioria está errada.
As pessoa não procuram saber o que acontece ao seu redor, vivem julgando umas as outras, esquecem que temos ponto de vista diferentes sobre as coisas. 
Eu acho que as regras deveriam ser apenas AMAR E REPEITAR O PRÓXIMO, parece até clichê mais é isso que o meu coração sente.
E você, também se sente rotulado???



Nenhum comentário:

Postar um comentário